Apreciar o carnaval de Olinda passa obrigatoriamente por conhecer tamanha pérola colonial que é esta cidade deitada sobre sete colinas bem a roçar, e a ser roçada, pelo Recife – a capital do Estado de Pernambuco: Olinda é uma das mais antigas cidades brasileiras e a primeira capital deste Estado.

Olinda terá sido fundada pelos portugueses, em 1537, posteriormente ocupada pelos holandeses, no século dezassete, antes de ser novamente resgatada pelos portugueses.

A verdade é que não há carnaval de Olinda sem a beleza natural e a cultura de Olinda…a história e a paisagem natural confundem os sentidos que desaguam em pura alegria


Conhecer o carnaval de Olinda é mesmo conhecer Olinda – subindo e descendo aquelas ladeiras seculares de onde se pode fruir a mistura dos azuis e dos verdes temperados a brisa morna e terapêutica: céu, mar e vegetação em conluio de beleza só para nós.

Mas à parte do esplendor natural desta cidade em Pernambuco plantada também há o resto: há arte, há cultura, há música, há gastronomia, há negócios. Há, em Olinda, enfim, um abismo de sensações. Só mesmo experimentando a cidade para perceber a magia do carnaval de Olinda.

Aproveitar um carnaval em Olinda é também não deixar passar ao lado, porque estão por todo o lado, os notáveis exemplos de arquitectura dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX, as sacadas, as portas pesadas e as pinturas brilhantes nas paredes.

Referir que esta cidade é um dos mais importantes centros culturais do Brasil não é demais – nem que, em 1982, foi declarada Património Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO e mais tarde, em 2005, Olinda foi eleita a primeira Capital Brasileira da Cultura.

Depois de Duarte Coelho, o primeiro donatário da capitania, exclamar Oh linda!, o carnaval do mundo não voltou a ser o que era: ficou melhor. E os bonecos de Olinda?


Sem os bonecos de Olinda, de facto, é impossível haver carnaval em Olinda. E sem o carnaval de Olinda fará sentido o carnaval no mundo? São os bonecos gigantes com origem na cidade de Tarrafas, feitos de tecido, isopor, papel, madeira, fibra de vidro e alumínio, que fazem o brilho desta festa. São dezenas e dezenas de bonecos gigantescos – entre os quais o tão conhecido Homem da Meia Noite - que fazem as delícias dos foliões residentes e turistas todos os anos.

O homem da Meia-Noite é um dos bonecos do carnaval de Olinda mais antigos, criado por Benedito Barbaça, um marceneiro e entalhador, e pelo pintor de paredes Luciano Anacleto de Queiroz. Consta-se que este último, um apaixonado pela sétima arte, terá ido ao cinema assistir ao filme O ladrão da meia-noite, que conta a história de um ladrão de classe que – sempre à meia noite e de um lugar diferente - saía de um relógio sendo causa de pânico na cidade. Tamanho terá sido o impacto desta personagem que o pintor decidiu recriá-lo em uma versão de sorriso com três metros e meio de altura e um dente de ouro, vestido de verde e branco e cartola - carregando no braço um relógio que, pesando cerca de cinquenta quilos, marca sempre meia noite.

Cidade fantástica, beleza natural e cultural ímpar, Olinda celebra o carnaval ao som do frevo, do maracatu e de outros ritmos originais e quentes de Pernambuco. Também na companhia de bonecos gigantes e blocos carnavalescos, com temáticas diversas, a época, nesta região, fica ainda mais alegre e viva. É como se um pedaço de Portugal ali estivesse: um pedaço entretanto trabalhado, colorido e valorizado naquilo que a alegria tem para nos oferecer de melhor.

Conheça toda a magia do carnaval com a Misterius. 
Empresa 100% nacionalPara um Portugal melhor
Apoie as empresas nacionais
ENCOMENDAS PAGAS ATÉ 17H20Entregues até às 18h00 do dia
seguinte
(Válido para dias úteis)
ENCOMENDAS PAGAS ATÉ 17H20Entregues até às 18h00 do dia
seguinte
(Válido para dias úteis)
PAGAMENTOS DISPONÍVEISpagamentos disponiveis