No mês de Junho festejam-se os Santos Populares, festas consagradas pelos portugueses, a Santo António, São João e São Pedro, mais concretamente entre o dia 12 e o dia 29 de Junho. E para celebrar os santos a Misterius tem tudo o que precisa de decoração e artigos para festa.

Estas festas dos Santos Populares, são historicamente associadas à celebração pagã do solstício de Verão no hemisfério norte e do solstício de inverno no hemisfério sul, que se dá no dia 24 de Junho, segundo o calendário pré-gregoriano, o calendário juliano.

Festas de Santo António – O Santo Casamenteiro

santos populares na MisteriusEm Portugal, demarcadamente em Lisboa, as festas dos Santos Populares em sua honra começam no dia 12 de Junho, sendo o posterior dia 13 feriado municipal, em honra ao seu atribuído dia de nascimento. Logo na noite do dia 12, a cidade de Lisboa, organiza as suas famosas marchas dos santos populares que descem a Avenida da Liberdade, em forma de competição entre os bairros constituintes, honrando Santo António, envergando arcos decorados e iluminados, de forma personalizada.

O encerramento do desfile é marcado por um fogo-de-artifício. Os rapazes compram um manjerico num vaso, que é acompanhado por uma bandeirinha, com uma quadra brincalhona inscrita na mesma. As comemorações prolongam-se pela noite dentro, com o consumo das sardinhas assadas, fevras de porco, caldo verde, vinho tinto e muito espírito folião.

Se participa em algum destes desfiles ou marchas populares, a Misterius tem a solução para si: desde iluminação a decoração, tudo o que precisa para o factor "uau!" que precisa durante o desfile.

Festas de São João ou Sanjoaninas

As festas de São João têm particular ênfase na cidade do Porto, de Braga e na cidade de Angra do Heroísmo. No Porto e Braga é tradição o uso de alho-porro e dos martelinhos de São João, para bater nas cabeças de quem passa, o lançamento de balões de gás de hélio ou com bomba e os saltos sobre as fogueiras, costumes associados a rituais antigos de fertilidade.

Em Angra do Heroísmo, estas festas denominam-se Sanjoaninas, duram dez dias e também como nas cidades anteriores, o auge dos Santos populares é na noite de 23 para 24 de Junho, onde desfilam as marchas e a cidade está enfeitada com exuberantes mantas coloridas em todas as varandas, enfeites de balões, festões e iluminações, seguros por altos postes, em todo o labirinto das ruas da baixa da cidade. Como no Porto e em Braga, as festividades culminam com um fogo-de-artifício.

Desde os martelos mencionados aos balões a hélio e outros enfeites de balões, a Misterius tem de tudo e pode fazer a entrega em menos de 24 horas!

Festas de São Pedro

Estas festas dos Santos Populares são em honra ao Santo padroeiro dos pescadores, São Pedro. Apesar do seu caráter religioso, estas festividades tem o seu lado pagão, muito enfatizado em localidades como o Seixal, Montijo, Sintra, Bombarral, Castro Verde, Póvoa de Varzim, São Pedro do Sul, Felgueiras, entre outras.

As suas marchas coloridas e castiças, concertos, bailes e animações de rua variadas, são o perfeito exemplo disso.

A procissão em homenagem a São Pedro é um ponto alto desta celebração, evidenciando a devoção dos populares.

Seja em que local for, para festejar qualquer um dos santos, temos todos os artigos para decoração da sua festa ou marcha popular.

Venha celebrar os Santos Populares connosco: traga apenas o manjerico para a festa que do resto da decoração tratamos nós!