É uma pessoa discreta e que procura não dar nas vistas? Mas, apesar disto, gostava de ter a oportunidade de revelar o seu lado mais rebelde e excêntrico, sem provocar olhares nem comentários desaprovadores? Então, está a chegar o momento certo para poder libertar toda a excentricidade que, durante o ano, tem de andar mais resguardada.

Com o carnaval - tipicamente conhecido como a altura em que "ninguém leva nada a mal", é habitual que se procurem os adereços e os disfarces que nos permitam encarnar aqueles personagens que, no fundo, sempre fizeram parte do nosso imaginário. Por isso, comece já a preparar o próximo entrudo e procure os fatos de carnaval de mulher que melhor reproduzam o seu "alter-ego".

Como surgiu a tradição dos fatos carnavalescos?

Os fatos de carnaval são uma tradição enraízada um pouco por todo o mundo, mas poucas pessoas conhecem a sua origem. Diversos estudos indicam que as máscaras carnavalescas se inspiram em diversos hábitos culturais antigos cuja riqueza foi permanecendo ao longo dos anos. Exemplo disso são as máscaras que, no antigo Egipto, eram colocadas nas caras dos mortos, como forma de os ajudar no processo de passagem para a vida eterna, ou as que na Grécia Antiga eram utilizadas para celebrar cerimónias religiosas.

No entanto, o registo mais antigo de máscaras de Carnaval data de 1268, ano em que se acredita terem nascido as tão conhecidas máscaras de Veneza. E foi precisamente nesta cidade que, no século XV, surgiu o primeiro baile em que o uso de máscaras era obrigatório, como forma de permitir que, fugindo das apertadas normas sociais, os convidas pudessem libertar os seus lados socialmente mais reprimidos, no maior anonimato.

Curiosamente, o termo carnaval não derviva de nenhum conceito que signifique aquilo que esta data hoje representa. Na verdade, a palavra carnaval tem origem na expressão "dominica ad carne levandas", que foi sofrendo alterações ate chegar ao termo que hoje conhecemos - e que não significa mais do que "retirar a carne" (ou seja, a quarentena habitualmente realizada durante a quaresma, em que não se deve consumir carne).

Apesar da sua origem, o carnaval é hoje encarado como uma das mais divertidas alturas do ano, sendo comemorado por crianças e adultos de todas as idades.

Que fatos de carnaval são mais indicados para uma mulher adulta?

fatos de carnaval de mulherNo Carnaval, não existem limites para a criatividade, pelo que é possível ver pessoas com os mais diversos fatos de carnaval de mulher. Apesar de existir quem resolva testar as suas habilidades manuais a construir os próprios disfarces, são ainda muitas as pessoas que procuram lojas da especialidade para encontrar o fato pretendido.

Nestes espaços, é então possível encontrar uma grande diversidade de fatos de carnaval de mulher, com opções mais conservadoras e outras verdadeiramente exuberantes:

  • profissões (polícia, enfermeira, pastora...)
  • frutos e legumes (limão, laranja, melancia...)
  • animais e mascotes (abelha, joaninha, gata...)
  • heroínas de banda desenhada
  • anos 80 (disco)
  • anos 60 (hippie)
  • anos 20 (Charlston)
  • históricos (raínha, imperatriz, deusa...)
  • religiões (freira, virgem Maria...)
  • cómicos (motard, vestido de noiva, bebé chorão...)
  • ...

No entanto, e para quem procura fatos de carnaval de mulher mais ousados e sensuais, as opções são também muitas e diversas, proporcionando a concretização das fantasias mais exóticas e arrojadas. É, aliás, precisamente este o motivo de os fatos de carnaval de mulher, sobretudo os mais sexy, apresentarem uma elevada procura ao longo de todo o ano e não apenas no entrudo.

Mas não são só as mulheres o grande público-alvo dos acessórios de carnaval. As lojas especializadas em artigos de festa disponibilizam uma elevada variedade de fatos para homens e crianças, bem como de acessórios, produtos decorativos e até diversas brincadeiras e partidas que fazem grande sucesso nesta altura do ano.

Assim, se quer aproveitar o próximo entrudo para revelar o seu lado mais arrojado e atrevido, procure os mais incríveis fatos de carnaval de mulher numa das mais conceituadas lojas nacionais de artigos de festas.