Felizmente é impossível responder à pergunta de qual o melhor desfile de carnaval em Portugal. Felizmente, apenas porque no nosso país as tradições de celebração do Carnaval variam bastante, de norte a sul e sem esquecer a Madeira.

Essa diversidade de formas de celebrar e de encarar o Carnaval leva a que existam diversos tipos de desfile de Carnaval e que seja impossível eleger um como sendo o melhor.

Assim cabe aos portugueses descobrirem um pouco mais acerca de como o Carnaval é celebrado um pouco por todo o país para, depois de conhecerem, serem capazes de eleger o seu desfile de Carnaval preferido.

Não há um desfile de Carnaval igual, de norte a sul de Portugal

Uma das localidades portuguesas onde o Carnaval é vivido com maior intensidade é, sem dúvida, Torres Vedras. A festa que, tem o formato que hoje conhecemos desde 1923, é conhecida como sendo o Carnaval “mais português de Portugal”.

Na sua celebração conta com um desfile de Carnaval onde se podem ver carros alegóricos, matrafonas, cabeçudos e figuras de sátira política. A celebração termina com o enterro do Entrudo e é sempre acompanhada de muita música popular portuguesa e por fogo de artifício.

Em Alcobaça mora outra das celebrações mais famosas do Carnaval português. Contrariando a lógica de que o “Carnaval são 3 dias”, em Alcobaça as celebrações duram cinco dias! O desfile de Carnaval de Alcobaça em muito tem beneficiado do estabelecimento de uma parceria com a escola brasileira de samba Beija-Flor (uma das mais conceituadas do Carnaval do Rio de Janeiro). No entanto, ao longo de cinco dias de festa há muito mais para ver e participar, tal como o baile (Que dá início às celebrações) dirigido à comunidade sénior ou o desfile de Carnaval, onde participam centenas de crianças dos jardins de infância da região.

Outra das localidades com forte tradição nesta festividade é Ovar, onde por tradição o Carnaval era celebrado com uma luta de farinha, ovos e outros ingredientes. Hoje também Ovar tem um desfile de Carnaval, que se estende ao longo de mais de um quilómetro, sempre com muito samba e com o branco como cor dominante.

Outra das localidades que nunca podem ser esquecidas quando se procura o melhor desfile de Carnaval de Portugal é Sesimbra. Com uma elevada participação da população local, o desfile do Carnaval de Sesimbra é uma verdadeira festa, onde o samba tem um lugar de destaque, mas onde também à espaço para as crianças, para o desfile dos palhaços e da “Tripa Mijona”. Em Sesimbra as celebrações terminam com o enterro do bacalhau.

Tem vontade de descobrir qual o melhor desfile de Carnaval de Portugal?

Se tem vontade de descobrir qual o desfile de Carnaval mais bonito do país, aventure-se “pelos caminhos de Portugal” e faça o seu próprio julgamento. Porque gostos não se discutem, cada um poderá ter uma opinião diferente, sem que isso implique que esteja certa ou errada.