A iluminação de natal é pura arte contemporânea, está espalhada um pouco por todo o mundo e tem-se revelado um dos elementos mais importantes das decorações que habitualmente pasmam e deliciam os seus observadores.


O bom exemplo da iluminação de natal exterior está representado, de forma soberba, em grandes centros de referência mundial, como Madrid, Viena, Paris, Bruxelas, Amesterdão, Nova Iorque, Hong Kong, Londres, Copenhaga...e em muitos outros locais um pouco menos mediáticos.


Fala-se da tendência globalizante para a redução do investimento em iluminação. Estas decisões podem estar obviamente condicionadas pelas limitações económicas e financeiras que se fazem sentir à escala mundial. Apesar destes condicionalismos, a industria do sector responde de forma proactiva e, tenta superar estes constrangimentos através da inovação, introduzindo no mercado equipamentos de baixo consumo, construídos com materiais reciclados e ambientalmente menos agressivos.


Apesar destas preocupações, reinam em Dezembro as luzes de natal de diversos feitios e tamanhos, com mais ou menos cores, mais ou menos cintilantes, e, de facto, proporcionam um brilho muito especial a esta quadra. Colocam-se normalmente no interior e exterior das habitações, nas ruas, nos espaços comerciais e em muitos outros locais, dependendo dos objectivos, das motivações, da imaginação de cada um e, claro está...da dimensão do orçamento.



Seja original, estude o espaço e a iluminação de natal apropriada


Não necessita de transformar o seu espaço num verdadeiro e majestoso Rockefeller Centre (EUA), mas, uma certa dose de originalidade e bom senso, permite encontrar condignamente, as mais diversas soluções para abrilhantar a festa com as luzes de natal:


· Em pinheiros de natal ou outro tipo de árvores;


· Na lareira, se existir;


· Nos móveis de sala;


· Nos quartos;


· Na cozinha;


· Na porta ou na varanda;


· Em escadas.


iluminação de natal



Eis algumas sugestões criativas sobre tipos de iluminação de natal


- Utilize jarras de vidro com luzes de natal no interior e colocadas em sítios estratégicos como: junto da lareira, topo de escadas, nas extremidades de um corredor, num ou outro canto da sala.


- Pode também utilizar luzes em recipientes de vidro mais pequenos e depositá-los em espaços apropriados, como escadas, mesas, recantos.


- A iluminação de natal não tem que estar forçosamente confinada à sala...portanto, os quartos, por exemplo, também terão direito. Imagine algo luminoso em cima da cómoda ou na cabeceira da cama, com cores suaves, relaxantes e atraentes.


- Imagine o efeito visual que pode proporcionar uma velha bola de futebol ou várias (de tamanhos uniformes ou nem por isso) forradas com pequenas luzes e colocadas em locais com menor luminosidade.


- Claro que não podemos esquecer as janelas e respectivas iluminações interiores e exteriores, para efeitos visuais nocturnos bem deslumbrantes.


- Outra hipótese interessante passa por colocar pequenas luzes em torno da coroa de Natal e assim torná-la mais apelativa.


- Nos espelhos aí em casa, a iluminação de natal também pode proporcionar uma visão luminosa e agradável.


- Colar algumas fitas coloridas na parede, adoptando um formato de árvore de natal, pode eventualmente evitar que tenha que comprar uma.


- Quanto ao jardim...nem pensar deixar de utilizar uma boa dose de iluminação. Na realidade, ideias não faltam e na falta de outras melhores, pode enrolar ou pendurar as luzes em arbustos ou nas árvores, dependendo sempre do gosto e da imaginação.



Estão lançadas algumas sugestões e resta apenas que decida o que decorar e com quê... para o ajudar na escolha consulte os materiais e obtenha uma original iluminação de natal