Se 2014 é o ano que decidiu festejar os Santos Populares com tudo o que tem direito, a Misterius é o local certo para escolher a sua decoração para as festas populares.

As festas dos santos populares, também conhecidas por festas juninas, marcam o princípio das festas católicas em Portugal, mas agora o festejo já vai para além da questão religiosa, e hoje em dia as celebrações nas ruas com os bailes e tasquinhas de rua já fazem parte da cultura portuguesa.

Mas antes de mais, se ainda ainda é novo no mundo da folia dos santos populares, e se ainda não sabe que festas há e onde, nós deixamos-lhe aqui o roteiro.

Locais e Datas dos Santos Populares

  1. Santo António - 13 de Junho: além de ser o primeiro, é o casamenteiro! E se rima é mais que certo que é uma quadra dos santos populares. Lisboa é a cidade mãe das festas de Santo António.
  2. São João – 24 de Junho: Este santo dá o balão nas festas Sanjoaninas. Estas festas populares acontecem em diversos municípios como o Porto e Almada, mas também se festejam em grande em algumas ilhas dos Açores, sobretudo em Angra do Heroísmo.
  3. São Pedro – 29 de Junho: este santo padroeiro dos pescadores é celebrado em locais como o Seixal e Sintra, entre outros.

A tradição das Marchas Populares

santos populares misteriusEm algumas cidades do país, como Setúbal e Lisboa, as marchas populares são levadas muito a sério tendo até um regulamento próprio. Isto porque são sujeitas a uma classificação criteriosa.

Em Lisboa, além das marchas dos santos populares, outra tradição tem lugar: os Casamentos de Santo António.

Tradicionalmente o Município de Lisboa costuma organizar casamentos de jovens noivos de origens humildes, os quais são presenteados pela própria Câmara Municipal e por diversas empresas, com ofertas para ajuda na nova vida a dois.

Isto tudo em honra de Santo António, que para além de promover o amor nos seus sermões, atribui-se a este ter ajudado uma jovem do seu tempo, que recorreu a ele por não ter meios para poder casa. Sendo tranquilizada por Santo António, alguns dias depois recebeu em sua casa tudo o que precisava.

Misterius: a loja que tem todos os artigos para celebrar as festas populares

Se calhou a si a organização das festas populares na sua localização, não perca tempo e planeie tudo de modo a que consiga ter a melhor celebração dos santos populares possível.

Seja iluminação para os arcos da marcha, Harmónios ou Lanternas e Manjericos de papel, a Misterius tem de tudo. Decore a sua festa com balões e enfeites típicos dos santos populares e torne a sua festa numa verdadeira tradição a ser recordada por todos os que nela participam.

Torne a sua banca das festas a mais alegre, a sua rua a mais vistosa e a sua marcha a mais colorida!

Vá à loja da Misterius e adquira toda a decoração que precisa para tornar as festas dos santos populares inesquecíveis!