Multiplicam-se as festas em escolas, bares ou noutros locais e os fatos de Halloween e as respectivas máscaras são cada vez mais comuns. O Halloween é uma tradição anglo-saxónica, que tinha lugar na Irlanda e marcava o final do Verão. Era uma espécie de culto dos mortos de origem pagã e foi-se instalando na cultura cristã, começando a "colar-se" ao 1 de novembro, data que assinala o Dia de Todos os Santos.

Em Portugal, nesse dia, os mais novos correm as portas a pedir "pão por Deus", uma tradição ancestral que remonta a tempos em que as crianças passavam bastantes necessidades. Embora tenha semelhanças evidentes com o "doçura ou travessura", a verdade é que os mais pequenos não usam máscaras e em vez de doces pedem pão.

Fatos de Halloween foram-se tornando mais comuns à medida que esta festa pagã se foi enraizando na nossa cultura

Como na maioria das festas que implicam máscaras, o Halloween é para miúdos e graúdos, e já não é a única data onde pontificam os fatos e as máscaras. A diferença é que os fatos de Halloween são mais assustadores do que os seus homólogos do Carnaval. E há fatos de Halloween dos mais diversos feitios, temas e formatos, como fatos de esqueleto, abóboras, bisnagas de sangue, etc.

O Halloween decorre no dia 31 de Outubro e é uma importantíssima tradição nos EUA, onde é ainda mais importante do que o Carnaval. Nessa data, todos os anos, os fatos de Halloween invadem as casas e as ruas norte-americanas para pedir doçuras ou travessuras. Os anfitriões, preparados, aguardam pacientemente a visita das crianças devidamente preparados com enormes stocks de bolos, chocolates, gomas, rebuçados e outros tipos de guloseimas.

Adolescentes celebram o Halloween de forma diferente, em festas de arromba com muita música.

A festa do Halloween tem ainda outra vertente: a dos jovens adolescentes.

Para estes, o "doçura ou travessura" é substituído por festas nocturnas temáticas, onde a música de dança e as bebidas alcoólicas substituem as gomas e os chocolates. Se os mais novos optam pelos fatos de Halloween mais impressionantes e pelas pinturas mais exóticas, já os adolescentes preferem unhas postiças, cabelos falsos e outros acessórios mais assustadores e realistas.

No entanto, os adultos também têm direito a comemorar o Halloween. Nos EUA, muitos adultos diverte-se à noite em festas de Halloween, mascarando-se com os fatos de Halloween mais originais. Muitas das maiores celebridades daquele país ostentam orgulhosamente os mais originais fatos de Halloween em aparições públicas ou nas festas mais badaladas. É o marketing que não perde uma oportunidade para dar um ar da sua graça.

Para escolher o seu, procure em toda a nossa oferta de fatos de Halloween e faça a sua encomenda!