O Carnaval, também conhecido como Entrudo, é uma festa pagã que se comemora 47 dias antes do Domingo de Páscoa. São várias as tradições de Carnaval em Portugal. Muitas pessoas mascaram-se com fatos de Carnaval alusivos a uma determinada categoria profissional, personagem de cinema, desenhos animados ou até uma personalidade mediática. As crianças também festejam o Carnaval com trajes coloridos e vestem os fatos no domingo e na terça-feira de Carnaval. As personagens da Disney fazem as delícias da pequenada, que não resiste ao encanto dos fatos de Carnaval da Minnie.

Os desfiles de Carnaval são um dos pontos altos desta data festiva. Decorrem vários desfiles em várias cidades de Portugal como Ovar, Estarreja, Torres Vedras, Loulé e Famalicão. Nos desfiles, por norma, é feita uma crítica social a vários níveis, desde o futebol, passando pela televisão e política, recorrendo sempre ao sentido de humor para satirizar o estado do país.

A Misterius tem a maior e mais variada coleção de fatos de Carnaval e máscaras de Carnaval da Internet, permitindo-lhe entrar no maravilhoso mundo da fantasia. Os fatos de Carnaval da Minnie são uma excelente opção para a sua filha de divertir e brincar ao Carnaval.

Conheça a festa onde reina a fantasia

O Carnaval começou a ser festejado pelo povo grego em 600 a 520 a.C., como forma de agradecimento aos deuses pela boa colheita do ano.

No ano 590 d.C, o Carnaval começou a ser festejado pela Igreja Católica. O período de Carnaval era apelidado como o "adeus à carne", marcando a véspera de um período de jejum e privações antes de iniciar a quaresma. As populações festejavam e degustavam manjares para preparar o período de privações que ia iniciar no dia seguinte.

Atualmente, o Carnaval assume-se como uma festa onde reinam fantasias e disfarces, na qual miúdos e graúdos festejam usando máscaras e trajes coloridos que não têm possibilidade de usar durante o resto do ano. Os fatos de Carnaval da Minnie permitem às crianças entrar no maravilhoso mundo da Disney.

Tradição carnavalesca em Portugal

Em Portugal existe uma grande tradição carnavalesca. Os mais importantes carnavais portugueses são o de Estarreja, da Madeira (de onde saíram os imigrantes que haveriam de levar a tradição do Carnaval para o Brasil), Ovar, Loures (remonta a 1934 e tem o maior grupo de carnaval organizado do país, "Mastronças"), Podence, Loulé, Sesimbra, Sines, Elvas (chamado de Carnaval Internacional de Elvas) e Torres Vedras que juntamente com o Carnaval de Canas de Senhorim é um dos mais antigos de Portugal.

O Carnaval português, que foi exportado para as antigas colónias, em especial para o Brasil (por volta de 1723), sempre teve características bem diferentes do de outros países da Europa, sendo reconhecido até mesmo por autores portugueses como uma festa cujas características principais eram a porcaria e a violência.

Esta é uma época de diversão e onde são permitidas brincadeiras, seguindo o provérbio popular "no Carnaval ninguém leva a mal".

Visite o site da Misterius e saiba tudo sobre fatos de carnaval!