Longe vão os tempos em que o pai Natal era aquela figura misteriosa que só aparecia em livros: hoje em dia, em qualquer quadra natalícia que se preze tem de haver pelo menos um pai Natal entre os enfeites de Natal. Mas entre tanta novidade que surgiu nos últimos anos, a pergunta que surge cada vez mais é: como escolher?



Enfeites de Natal à sua janela


enfeites de natal misteriusUm enfeite de Natal que explodiu em popularidade nos últimos anos é o pai natal que se coloca no exterior das casas ou dos apartamentos. De certeza que já terá visto, entre o mês de Novembro e Dezembro, uma figura de botas pretas, fato vermelho e chapéu a condizer, a trepar à varanda com um saco de presentes. Os pais Natais exteriores são daqueles enfeites de Natal que vieram para ficar nas nossas casas, por isso se não quiser destoar, vale a pena arranjar um.


Este tipo de pai Natal encontra-se em vários tamanhos, desde os mais pequenos até àqueles em tamanho real. Uma opção bastante interessante para quem não tem uma chaminé exterior onde possa pendurar este enfeite de Natal é arranjar um pai Natal insuflável...com chaminé incluída. Mais uma vez, pode escolher entre vários tamanhos, sendo que o maior provavelmente será quase da mesma altura da sua casa.



Dentro e fora de casa


Se preferir manter os seus enfeites dentro de casa, há muitas formas diferentes de trazer a presença dos símbolos de Natal sobre a forma de enfeites de Natal para o seu lar. Uma maneira muito tradicional de convidar o pai Natal a entrar é arranjar uma meia de Natal para cada pessoa que viva em sua casa e colocá-las todas, por ordem, à lareira. Se a sua casa não tiver lareira, experimente colocá-las junto à árvore de Natal ou noutro lugar de destaque na sala. Dessa forma, quando o pai Natal chegar já saberá quantos presentes tem de distribuir (e se cada meia tiver a inicial do nome da pessoa a quem pertence, o trabalho do pai Natal fica ainda mais facilitado).


A etiqueta natalícia nos países anglófonos diz ainda que é sinal de cortesia deixar uma pequena merenda para o pai Natal, já que lhe toca percorrer milhões e milhões de casas em todo o mundo numa única noite. A tradição diz que um copo de leite e um prato de bolachas ou bolinhos é o mais apropriado, mas se lhe apetecer, pense num snack alternativo, ou melhor ainda, peça ajuda às crianças da família: transforme a tradição num jogo e crie assim as suas próprias memórias familiares de divertimento durante a quadra natalícia.



Como se costuma dizer, Natal é quando o Homem quer... mas para um Natal especial, há que saber escolher a decoração certa.


Sem os enfeites de Natal apropriados, como é que pode ter a certeza de que o pai Natal vai encontrar a sua casa?