A performance da magia (ou ilusionismo) tem como objectivo o entretenimento de um público, criando ilusões de acontecimentos impossíveis ou sobrenaturais! Apesar de apelar a todos os públicos, a magia é especialmente apreciada pelos mais novos, talvez por todo o mistério e surpresa que a envolvem.

O ilusionismo é uma arte bastante antiga (data de cerca 1700 a.c., no antigo Egipto) que vem evoluindo ao longo dos tempos, adequando-se aos contextos sócio-históricos nos quais é praticado.

Como aprender magia?

aprender de magia na MisteriusExistem várias formas de aprender magia, seja ela recorrendo a cursos, vídeos tutoriais, professores ou à simples experimentação (com um pouquinho de talento natural à mistura!).

O método certo a escolher vai depender do tipo de truques que se pretende fazer mas todos eles têm um elemento em comum: prática, prática e mais prática!

O ilusionismo é também chamado não só de magia mas de prestidigitação (mais relacionado com a agilidade dos dedos do mágico para manipular objectos, equipamentos e acessórios. Dentro da ilusão, temos diferentes tipos, a ilusão de óptica, as ilusões auditivas, as ilusões tácteis, gustativas e olfactivas.

Esta arte desperta o mistério, a curiosidade e a incredulidade no público quando os truques são praticados com sucesso mas, para tal, é preciso que o ilusionista/mágico saiba o que está a fazer e pratique bastante os truques para os fazer o mais rápido, eficaz e misteriosamente que conseguir.

É possível aprender magia apenas experimentando truques e praticando-os vezes sem conta mas requer muita dedicação assim como a utilização de materiais, acessórios de magia, apropriados a cada truque que vai por em prática.

Se quer aprender magia, eis alguns passos que pode seguir:

- Veja performances de outros mágicos com truques variados para perceber quais são mais apelativos para si;

- Procure vídeos tutoriais, pesquise informação sobre a forma de realizar esses truques (qual o segredo!) e sobre os materiais utilizados;

- Procure o material adequado para realizar o truque (pode encontrar tudo o que necessita na Misterius, desde cartas, cartolas, falsos dedos, chapéus de chuva, fios invisíveis, ímanes, mesas, velas e bastões, etc.);

- Peça, se for necessária, a colaboração de um/a assistente;

- Pratique bastante!

- Faça uma performance para amigos e famílias e observe a reacção deles, esta irá mostrar-lhe se o truque resulta, se precisa de mais prática ou se é melhor passar a outro truque...

Acima de tudo, saiba que esta é uma arte de entretenimento que pode aprender facilmente mas cujo objectivo é divertir-se enquanto a realiza!

Acredite, a paixão e gosto pela arte é visível nas performances dos artistas.