Se há uma curiosidade divertida acerca do Carnaval é existirem diversos tipos de Carnaval, um pouco por todo o mundo. Para estas diferenças contribui o facto de, as próprias origem desta celebração serem bastante diversas.

Assim se explica que, por exemplo, mesmo no interior de Portugal existam diversos tipos de Carnaval completamente distintos entre si. A diversidade é sempre um factor positivo e, quando aplicada à cultura ou à cultura popular, ganha uma relevância ainda maior, na medida em que cada um pode escolher o tipo de Carnaval que prefere celebrar.

A pensar nos diversos tipos de Carnaval que existem, reunimos alguns que, caso tenha oportunidade, não deve deixar de conhecer.

Diversos tipos de Carnaval de todo o Mundo

  • Carnaval de Veneza: Se tivéssemos que apontar qual o tipo de Carnaval, que mais difere do português, é sem dúvida o de Veneza. Marcado pela beleza e ornamentação das máscaras e das vestes usadas na sua celebração, o Carnaval de Veneza está envolto em mistério e misticismo.

No passado, como hoje, as máscaras eram usadas para eliminar possíveis disparidades sociais entre a população. Quando o evento foi criado em Veneza, era a nobreza quem mais procurava as máscaras, para se poder misturar com resto do povo, sem com isso sofrer qualquer tipo de represália. No entanto, nem sempre a história deste se fez de festa e alegria, tendo o mesmo sido proibido durante longos períodos de tempo. Caso tenha possibilidade visite a bonita cidade de Veneza – a cidade que afunda – na altura do Carnaval, para perceber como este é vivido com intensidade por todos.

  • Carnaval do Rio de Janeiro: O do Rio de Janeiro é um dos diversos tipos de Carnaval que não pode mesmo perder. Oposto ao de Veneza, este é pautado pela muita música, pelo samba e pelos corsos carnavalescos. O facto de no Brasil o Carnaval ser vivido com muito calor, leva a que os fatos sejam de dimensões reduzidas.

Ao contrário do que sucede em diversos tipos de Carnaval um pouco por todo o mundo, no Carnaval do Rio de Janeiro não é comum verem-se máscaras. São utilizados fatos muito coloridos, de forma a dar vida aos desfiles das muitas escolas de samba que existem na cidade. Seja no sambódromo ou nas ruas da cidade, a diversão está garantida!

  • Carnaval de Nova Orleães: Ao som de bandas de jazz e de outros estilos de música típicos do sul dos Estados Unidos da América, aqui é celebrada a chegada da primavera e podem vistas grandes criações artísticas inspiradas em figuras da mitologia grega.

Descubra qual dos diversos tipos de Carnaval é certo para si

Para saber qual o Carnaval certo para si, nada melhor do que experimentar! Caso tenha a possibilidade financeira e o tempo disponível aventure-se por estes três pontos distintos do mundo, para conhecer como Carnaval pode ser vivido de formas tão distintas.

Divirta-se a descobrir diversos tipos de Carnaval!