O Halloween é uma época de muita animação para miúdos e graúdos de todo o mundo. Mas até há alguns anos atrás, esta tradição não era muito popular em países como Portugal.

Os filmes anglófonos encarregaram-se de fascinar um público mais vasto e além fronteiras, popularizando o «trick or treat», em português, «doçura ou travessura», e as decorações originais com motivos fantasmagóricos. Mas será que sabe qual a origem das celebrações do «Dia das bruxas»?

Em seguida iremos contar-lhe um pouco melhor como começou toda esta história e também dar-lhe algumas dicas interessantes para fazer a melhor decoração de festas de Halloween. Vai ficar surpreendido com a quantidade de coisas engraçadas que vai poder fazer você mesmo. Ideias originais e económicas.

A verdadeira história do Halloween

O Dia das bruxas é celebrado na noite de 31 de Outubro. Segundo historiadores e especialistas, a origem da festa mais «assustadora» vem de rituais e crenças de antigos povos celtas da Grã-Bretanha, que acreditavam que na véspera do «Dia de Todos os Santos» os espíritos voltavam dos mortos retornavam às suas casas, no último dia do verão (na época, celebrado a 31 de Outubro, para tomar posse dos corpos dos vivos).

Para afugentar as entidades infernais, os celtas apetrechavam as suas casas com objectos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas, entre outros, que, mais tarde, viriam a ser elementos típicos de decoração de Halloween.

Por ser uma festa pagã, o Halloween foi proibido na Europa durante a Idade Média, época em que a celebração passou a ser designada como Dia das Bruxas. Aqueles que se atreviam a comemorar a data eram perseguidos e condenados à morte na fogueira pela Inquisição.

Para enfraquecer as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o «Dia de Finados» (1 de Novembro).

A tradição nunca foi perdida totalmente, mas apenas ressurgiu em força quando imigrantes irlandeses a popularizaram nos Estados Unidos, durante o século XIX. Desde então, ver casas enfeitadas com decoração de Halloween é muito comum nos quatro cantos do mundo.

Ideias originais para animar festas Halloween


Ter um boa decoração de Halloween é fundamental, principalmente quando o público alvo são crianças. Laranja, preto, roxo e branco são as cores por excelência do Dia das Bruxas. Dê largas à sua imaginação e ponha a mão na massa! É possível arranjar alternativas para substituir ou complementar os enfeites prontos.

Se está com uma "branca" criativa, aqui ficam algumas sugestões:

- Encha balões cor de laranja com gás hélio (para que flutuem) e decore-os com desenhos de caveira feitos com canetas pretas. Adicione o toque final na decoração dos seus balões com as nossas teias de aranha!

- Em cartolinas pretas, desenhe a silhueta do corpo de um morcego, recorte e cole pelas paredes. Podem ser também aranha, bruxa, qualquer personagem que lhe venha à cabeça;

- Aposte num ambiente com iluminação baixa e mais escura, para dar um ar mais misterioso ao ambiente. Cruzes e flores artificiais podem ajudar a deixar o clima ainda mais assustador!

Como vê, de forma simples e rápida, consegue fazer decoração para festas de Halloween. A pequenada não vai resistir!

Para saber mais sobre decoração de Halloween e artigos de festa em geral, visite o nosso site!