O Carnaval é também a festa das crianças, por isso as
máscaras de Carnaval fazem as delícias dos mais pequenos nesta época de folia. Qual a criança que não gosta de brincar ao Carnaval, de se mascarar e de pregar uma boa partida a outras crianças (ou mesmo aos adultos)? Ter uma daquelas
fantasias de Carnaval em que toda a gente repara, ou ter um daqueles
fatos de Carnaval que fazem com que os amiguinhos se roam de inveja e vão a correr pedir um igual aos pais é o sonho de qualquer traquina de palmo e meio.
Na verdade, o Carnaval é uma espécie de jogo do faz-de-conta, no qual, mesmo as crianças mais pequenas, começam a identificar-se com os personagens, inventando papéis, imitando situações e reproduzindo comportamentos - e isso é também parte integrante do seu crescimento.
Quando nasceram as máscaras de Carnaval?
A tradição das
máscaras de Carnaval, dos
fatos de Carnaval ou
fantasias de Carnaval já vem de bem longe. Reza a história que o Carnaval (ou algo do género) começou a ser festejado por volta do ano 600 A.C. na Grécia antiga, onde as pessoas de mascaravam a preceito como forma de agradecimento pela fertilidade dos solos e respectiva produção agrícola.
Atualmente, o
Carnaval é festejado em todo o mundo (o mais famoso é o Carnaval que ocorre na cidade brasileira do Rio de Janeiro, enquanto na Europa o mais consagrado é o de Veneza) e chega 47 dias antes da Páscoa. Em Portugal, o tradicional Entrudo continua a respeitar séculos de história e tradição.
Qual a criança que não gostaria de ter a máscara de Carnaval mais bonita?
Hoje em dia as crianças são as que mais gostam da época do carnaval e para elas há uma enorme quantidade de
máscaras de carnaval, fantasias,
fatos e outros
acessórios. Mas há sempre, no entanto, algumas preferências que a pequenada faz questão em fazer os adultos terem em conta na hora de optar. Por exemplo, as meninas preferem a
Bailarina, a
Fada, a
Branca de Neve, a
Sininho, a
Cinderela, a
Bruxinha, a
Ciganita,
Minnie ou a personagem favorita do último filme de animação que viram.
Já os meninos costumam preferir o
Batman, o
Homem-Aranha, o
Super-Homem, o
Zorro, o
Índio, e claro as tais personagens dos filmes em voga no momento. Há também quem prefira as
máscaras de Carnaval de animais, sobretudo os mais pequenitos, mas há também quem prefira algo mais assustador, bem ao jeito de Halloween.
O que vale ter a máscara de Carnaval preferida?
Basta o riso e a alegria da criançada. É razão suficiente para que os pais também se sintam satisfeitos por proporcionar as
máscaras de Carnaval preferidas aos seus filhotes. Também na escola se aproveita o espírito desta época para pôr alunos a professores a dançar, festejar e pular como nas melhores festas de Carnaval. As crianças já vão, por norma, mascaradas e/ou fantasiadas para a escola (e convém que elas estejam no seu melhor perante os coleguinhas) e a brincadeira às vezes dura um dia inteiro.
Encontre na
Misterius as
máscaras de Carnaval mais divertidas para si e para toda a família. Temos a maior gama de
máscaras de Carnaval, fantasias e fatos de Carnaval da Internet!