Os balões para festas de aniversário existem há muito, muito, tempo. De hélio ou de látex, coloridos e com formas fazem a alegria de miúdos e graúdos. Que características possui o hélio e como chegaram até nós os balões de latex e de nylon?

Os balões de látex modernos, tal como os conhecemos na actualidade, foram inventados na Nova Inglaterra durante a Grande Depressão

balões para festas de aniversárioOs balões de látex, como hoje os conhecemos para as festas de aniversário, surgiram de várias tentativas de um engenheiro químico que começara a fazer experiências de látex líquido com câmaras-de-ar. Estávamos na América, a Nova Inglaterra, na época da grande depressão, e o tal engenheiro recortou um pedaço de cartão com o formato da cabeça de um gato e mergulhou-o em látex.

Depois do cartão secar, Neil Tillotson tinha um balão com a forma de cabeça de gato com orelhas e tudo. Estava fantástico e meteu mãos à obra para produzir cerca de dois mil balões que posteriormente vendeu na rua durante a parada anual do dia do patriota em Boston.

Mais tarde, em meados da década de setenta, os balões prateados e metalizados - vulgarmente chamados de Mylar ou Foil - foram desenvolvidos para o New York City Ballet: já não eram de látex mas produzidos com nylon metalizado e com um preço final superior.

Uns e outros, látex, nylon ou hélio, não passam de moda e são presença habitual: quem dispensa os balões para festas de aniversário?

O hélio é um é um gás monoatómico, incolor e inodoro com uma forte utilização no enchimento dos balões para festas de aniversário e para todo o tipo de eventos festivos. Trata-se de um gás com características peculiares: possui o menor ponto de evaporação de todos os elementos químicos e só pode ser solidificado sob pressões muito grandes.

Botija de Hélio descartável, 50 balões

O hélio é, poderoso, o segundo elemento químico em abundância no universo depois do hidrogénio. No entanto, na atmosfera terrestre encontram-se apenas alguns traços deste gás que são provenientes da desintegração de alguns elementos. Em alguns depósitos naturais de gás pode ser encontrado em quantidade suficiente para a sua exploração e é para o enchimento de balões e dirigíveis, como líquido refrigerante de materiais supercondutores criogénicos e como gás engarrafado utilizado em mergulhos de grande profundidade, que o hélio tem a sua maior utilização.

O hélio é mais leve que o ar. Quer isto dizer que a densidade do hélio é menor do que a densidade do ar e este diferencia-se do hidrogénio por não ser inflamável apesar de apresentar um poder ascensional 8% menor. Por este motivo, e por ser um gás inerte, é utilizado em dirigíveis e balões para festas de aniversário e com fins recreativos, publicitários, reconhecimento de terrenos, filmagens aéreas e para investigações das condições atmosféricas. 

Faça uma selecção de todos os tipos de balões para festas de aniversário na Misterius.