... não entre em pânico, pois há sempre maneiras de encontrar sugestões criativas. Principalmente para quem tem a seu cargo todas as ideias para festas de aniversário, como organizadores de eventos, parece que é mais difícil inovar e criar festas que não sejam umas iguais às outras, que sejam personalizadas e deixem os convidados de boca aberta.


Deste modo, o que ajuda sempre a inspiração a chegar é visitar sites e blogues na Internet, ler revistas acerca do assunto, consultar amigos, visitar lojas físicas e até virtuais com material para festas... Deste modo, torna-se mais fácil visualizar mentalmente um possível resultado final, principalmente no que toca à decoração do local.


Normalmente, as maiores dúvidas residem em como aproveitar melhor o espaço, em que cores utilizar, em como agradar a todos os convidados (principalmente quando há miúdos e graúdos envolvidos), como tornar mais prático o processo de montagem e desmontagem da festa, respondendo sempre aos pedidos do anfitrião - mesmo quando se trata da própria pessoa que está a organizar o evento!


De qualquer maneira, estes são três aspectos-chave que nunca devem estar fora de mente ao levantar ideias para festas de aniversário:


ideias para festas de aniversario1 - Comida em variedade e quantidade - check!


Já alguma vez foi a alguma festa, de que teor fosse, onde não se comessem, pelo menos, um bons aperitivos? A verdade é que parte do orçamento para festas de aniversário deve destinar-se sempre aos "comes e bebes". Afinal, faz mesmo parte da cultura portuguesa encontrar boa comida onde quer que se vá, seja ela uma refeição completa, bolos, rissóis, pastéis, carnes frias, tartes - you name it! Um bom anfitrião conquista sempre os seus convidados pela barriga!


2 - Talheres, pratos e copos - ter ou não ter, eis a questão


Ficar com loiça por lavar depois de uma festa é inevitavelmente um frete que os organizadores de festas têm de assumir. Por isso, antes de aprofundar mais as suas ideias para festas de aniversário, equipe-se com todos os acessórios de que irá precisar. Prefere talheres pratos e copos descartáveis (de plástico, por exemplo) ou a tradicional loiça de vidro ou cerâmica? O certo é que, principalmente para quem prefere festas de aniversário personalizadas, com um tema predefinido, tudo o que seja de plástico pode ser comprado consoante o tema, com desenhos ou motivos específicos (o que agrada especialmente às crianças, não só pelas cores e pelos bonecos, mas também por não terem de se preocupar se deixarem cair alguma coisa).


3 - Festa temática com dress code ou apenas algo casual?


Caso as suas ideias para festas de aniversário contemplem um tema para a decoração e para a roupa dos convidados, não se deve esquecer de prevenir os convidados. Além disso, é necessário muito mais trabalho ao organizar uma festa temática, pois tudo - desde bolos, até aos pratos, passando pelas luzes - tem de estar perfeitamente coordenado.



Boa sorte para encontrar ideias para festas de aniversário!