São imensos os trajes de carnaval disponíveis no mercado alusivos a outras épocas. Lembrar a era de ouro da beleza, da inovação e da paz na europa é, necessariamente, apelar à sensualidade dos trajes de carnaval de cabaré – aquele local onde as mulheres faziam apresentações de espectáculo sensual.

Trajes de carnaval alusivos à França da Belle Époque: a sensualidade misturada com o entretenimento artístico da era de ouro


Recriar um ambiente de cabarés, os locais onde as classes mais abastadas da sociedade se reuniam para assistir a apresentações artísticas, não somente de mulheres a despirem-se, inclusive óperas, pode ser uma bela forma de exibir trajes de carnaval.

Trata-se de imitar a forma de estar e de viver naquela que é considerada a era de ouro da beleza, da inovação e da manutenção da paz na europa: estávamos em finais do século dezanove cobertos por este brilho.

 Fato Cabaret Burlesque Azul, Adulto Fato Cabaret Burlesque Azul, Adulto Fato Cabaret Burlesque Azul, AdultoA mudança, pela inovação, fazia-se sentir tanto na praticidade do dia a dia como na vida artística e cultural. Estávamos ainda no rescaldo do cinema, do impressionismo, da Arte Nouveau e, até, do cancan e do cabaré – este último sugere excelentes trajes de carnaval que podem ser utilizados por meninas, raparigas e mulheres recriando-se esta cultura urbana - também de divertimento – a que chamamos de Belle Époque.

Terá sido, esta, uma época que colocava fim ao êxodo rural pelo acelerado desenvolvimento das comunicações e consequente crescimento urbano. Surgiam inovações tecnológicas como o telefone, o telégrafo sem fio, o cinema, a bicicleta, o automóvel, o avião. Ora isto foi, sem sombra de dúvidas, uma inspiração para novas percepções da realidade – também da realidade do prazer em forma de cafés-concertos, balés, óperas, livrarias, teatros, boulevards e alta-costura. Mais e melhor.

Daí até nascer a chamada cultura do divertimento foi um instante. E ainda bem. De outra forma como recriar a época com trajes de carnaval de cabaré?

A possibilidade de mistura da cultura erudita com a popular ganhou tanto força como corpo e a arte nova era agora uma realidade que combatia a utilização abusiva da arte clássica e tradicional. Tratou-se, bem visto, de uma forma de contracultura.

Características de valorização colocaram a nova arte acima do classicismo e do tradicionalismo. Conhecida por arte decorativa, por valorizar os ornamentos, as cores vivas e as curvas arrepiantes tanto das mulheres como das plantas e dos animais - a representatividade da beleza -, portanto, a arte nova insurgia-se contra o classicismo e o tradicionalismo.

Tal ter-se-ia, igualmente, repercutido na pintura, na literatura, na arquitectura e em toda a forma de arte em geral. Sem esquecermos, obviamente, na indústria da diversão e nos famosos cabarés – aos quais devemos a variedade de trajes de carnaval na actualidade.

Terá sido, entretanto, a arte nova, substituída pelos estilos modernistas do século XX. No entanto, viria a ficar na história como uma importante transição entre o Historicismo e o Modernismo.

Por curiosidade, refira-se que os monumentos Art nouveau são, na actualidade, reconhecidos pela UNESCO como património mundial em virtude de se tratar de significativas contribuições para o património cultural da humanidade.

Descubra todas as curiosidades sobre os trajes de carnaval na nossa loja Misterius.