Símbolos incontestáveis da festa, as imagens do carnaval reflectem-lhe as características mais marcantes que podem ser apreciadas tanto nas decorações carnavalescas como nas campanhas de marketing, entre outras formas de divulgação, das festividades alusivas à alegria. Mas o melhor mesmo é perceber em como estes símbolos vivem nas ruas e nos ambientes de festa.

Máscaras, Rei Momo, pandeiro, sambista, confettis, serpentinas, Pierrot, Arlequim e Colombina e bonecos gigantes são imagens indissociáveis do carnaval – especialmente da celebração do carnaval brasileiro – precisamente por constituírem símbolos

É isso mesmo: tanto as máscaras como o Rei Momo, o pandeiro, o sambista, os confettis, as serpentinas, o Pierrot, o Arlequim e a Colombina e os bonecos gigantes (tão característicos, por exemplo, no carnaval de Olinda) são imagens indissociáveis do carnaval – especialmente da celebração do carnaval brasileiro. São símbolos que se traduzem de forma material - são, bem visto, cultura em estado sólido. 

Entre as imagens de carnaval as máscaras são, sem dúvida, um dos principais e mais tradicionais símbolos do carnaval. O uso destas máscaras remonta à cidade italiana de Veneza no século XVII, altura em que os nobres usavam máscaras enfeitadas para manter o anonimato e, da mesma forma, aproveitar o carnaval misturando-se com o povo. Esta é tradição que se foi alastrando e ficando um pouco por todo o mundo.

Imagem de carnaval brasileira por excelência o Rei Momo terá nascido nos anos trinta e representa, enquanto símbolo carnavalesco, a alegria.

E o que seria da folia do carnaval sem o samba e sem o pandeiro - aquele instrumento que representa a música típica do carnaval brasileiro: o samba-enredo, as marchinhas? O pandeiro é uma das imagens de carnaval indissociáveis da festa - isso é inegável. Assim como o sambista que carrega a música e a dança ao ritmo das celebrações.

Confettis e serpentinas, adornos por excelência, servem essencialmente para colorir os ambientes das festividades do carnaval - há espaço para todos: Pierrot, Arlequim, Colombina, samba, sambistas e cabeçudos

Que imagens do carnaval fazem sentido sem confettis e serpentinas? Elementos absolutamente essenciais para a diversão, chegaram há muito tempo para ficar a colorir e a alegrar os espaços onde as festas se desenrolam. E se o momento é de símbolos, esquecer o Pierrot ou o Arlequim ou a Colombina que nasceram com o teatro de rua é pecado. Estas figuras são eternas imagens do carnaval adoptadas, em primeiro lugar, pelo carnaval de Veneza desde o século dezasseis.

Se pensarmos, por exemplo, em como decorre a festa em Pernambuco rapidamente o associamos a imagens de carnaval de rua - ora tal constitui um símbolo cultural importantíssimo. Da mesma forma, temos os bonecos gigantes de Olinda ou os chamados cabeçudos que tanto desfilam nos nossos cortejos em Ovar, Torres Vedras ou Loulé.

Conheça todas as curiosidades sobre o carnaval, dicas e orientações, no blogue do site da loja Misterius.

Empresa 100% nacionalPara um Portugal melhor
Apoie as empresas nacionais
ENCOMENDAS PAGAS ATÉ 17H20Entregues até às 18h00 do dia
seguinte
(Válido para dias úteis)
ENCOMENDAS PAGAS ATÉ 17H20Entregues até às 18h00 do dia
seguinte
(Válido para dias úteis)
PAGAMENTOS DISPONÍVEISpagamentos disponiveis