Existem tantas e tão diversas fantasias de carnaval para comprar que, este ano, podemos optar por uma não muito usual – porém bastante interessante do ponto de vista do conhecimento da evolução humana: o troglodita das cavernas.

Os trogloditas das cavernas, os científicos neandertais, tinham características físicas muito interessantes pela adaptação ao clima frio: estatura atarracada, cabeças grandes, informações importantes na compra de fantasias de carnaval


Troglodita das cavernasCérebro grande, 10% maior do que a nossa versão actual, corpo atarracado e bem trabalhado (maiores do que 1,65 era difícil encontrar) e nariz largo são características que revelam o quanto os trogloditas das cavernas estavam adaptados às condições climatéricas – neste caso bem frias já que estudos comprovam que terão habitado as regiões próximas do Árctico.

Tudo leva a querer, pelas pesquisas que têm vindo a ser levadas a cabo, que estes homens que habitavam nas cavernas tinham a pele muito branca e os cabelos ruivos – fruto igualmente do imenso frio a que estavam sujeitos. No entanto, e apesar de termos já muita informação acerca do seu modo de vida, desconhecem-se características alusivas aos olhos, às orelhas e aos lábios. Sabe-se que, por exemplo, os narizes eram largos e pequenos.

Este ano entre tantas fantasias de carnaval para comprar vamos, então, atender a máscaras com este perfil: o meio da face está projectado para a frente e o queixo nem existe. O crânio do troglodita das cavernas alonga-se para trás e é bem maior do que o nosso na sua forma actual. No que à testa diz respeito, simplesmente não tinham – ou pouco se notava. E as fossas nasais seriam bem largas – assim como a caixa torácica que ficaria bastante saliente.

Outras diferenças acentuadas entre o homem actual e o neandertal incluem os dedos grandes e imensamente robustos e os ossos das coxas bem arqueados. No que concerne às mulheres, sabe-se que talvez fossem ainda mais baixas e robustas.

Na hora de comprarmos fantasias de carnaval podemos acrescentar-lhes acessórios – os que, na realidade, eram utilizados para a produção de ferramentas e utensílios diversos: chifres, conchas e ossos


Chifres, conchas e materiais em osso eram utilizados pelos trogloditas das cavernas para a produção de ferramentas e utensílios diversos. Como armas usavam lanças feitas de madeira com uma seta, bem fixada, em uma das extremidades – uma imitação, crê-se, da invenção do homo sapiens.

E os funerais? Como é que os trogloditas das cavernas enterravam os seus mortos, facto extremamente importante para entendermos culturalmente esta versão humana? Seriam enterrados, os mortos, de uma forma anatómica bem diferente do que fazemos hoje não havendo, no entanto, grande informação a esse respeito.

Outros estudos indicam que, por exemplo, construíam abrigos complexos, efectuavam inúmeras tarefas que exigiam coordenação, tinham um excelente controlo do fogo e removiam a pele a outros animais. Tudo nos leva a crer, ainda, que talvez produzissem instrumentos musicais já que foi encontrada uma espécie de flauta produzida através de um osso de urso junto a uma fogueira – um facto que indicia rituais de festa. Quer isto dizer que o homem das cavernas já apreciava música?

Escolha as melhores fantasias de carnaval para comprar na nossa loja Misterius.