As partidas de carnaval em muito se assemelham à festa do Halloween - ou será o contrário? A verdade é que as travessuras que contrastam com as doçuras é um conceito importado dos Estados Unidos onde não se celebra o carnaval...

Esqueletos brilhantes, abobrinhas, animais falsos, artigos que simulam sangue: uma expressão de partidas de carnaval que nos leva às travassuras das comemorações da festa do Halloween nos Estados Unidos

Comemorada nos Estados Unidos em finais de Outubro de cada ano, país

que não celebra o carnaval, a festa do Halloween tem ganho cada vez mais adeptos em Portugal. Por entre as partidas de carnaval não faltam esqueletos brilhantes, abobrinhas, animais falsos, artigos que simulam sangue entre outras brincadeiras travessas que fazem a alegria especialmente entre os mais novos.

Acaba por ser uma mistura saudável de tradições, culturas que se cruzam, que se traduz em fatos e fantasias e máscaras ou pinturas faciais e caracterizações assustadoras. As temáticas, por entre este género de partidas de carnaval, vão quase sempre dar às bruxas e ao terror ornamentado com unhas grandes postiças, máscaras assustadoras, adereços para o cabelo tenebrosos: medo, muito medo.

E esta prática de brincadeira com as partidas de carnaval está longe de se desenvolver apenas por entre as camadas mais novas: há quem entre completamente no espírito do carnaval misturado com o Halloween já sendo adulto. E aqui assistimos ao uso de fatos bem extravagantes de vampiros ou de outras personagens fielmente reproduzidas em máscaras e fantasias.


Descubra todos os artigos alusivos às partidas de carnaval na nossa montra online.