Lembrar a Idade Média também é comprar fatos medievais alusivos à idade das trevas como este período é igualmente conhecido. Mas engane-se quem, por isso mesmo, tem na ideia de que este tempo poderá apenas trazer à memória roupas escuras e tristes.


Do Império Romano a Constantinopla: comprar os mais folclóricos fatos medievaiscomprar fatos medievais

Do século quinto ao décimo quinto se conta a Idade Média, tempo que vai dos Hérulos quando abraçam o Império Romano até à conquista de Constantinopla pelos Turcos e Otomanos. Comprar fatos da Idade média torna-se em um exercício feliz - tanto pela variedade da moda da altura como pela riqueza da sua história. E isto apesar de os intelectuais do período da história seguinte, o Renascimento, a reduzir a um mundo de feudos em atraso de pensamento - e de ciência - e de racionalidade primitiva.


Felizmente esta errada, e bastante limitada, noção da realidade terá sido quebrada pela constatação de que - e através de fontes documentais - terá sido a Idade Média uma riquíssima época de surgimento, e desenvolvimento, de organização de redes urbanas, de sabedoria pelas universidades e teorias administrativas. Terá sido lá atrás, na chamada idade escura, que terá nascido um universo de invenções.


Há uma imensa importância histórica no período da Idade Média, um movimento de uma especificidade sem igual que ditou o mundo moderno e, bem visto o nosso presente, o futuro.

Para a moda da época, no entanto, terá sido, na opinião de vários investigadores, um marco electrizante - motivo pelo qual comprar fatos medievais pode ser, de facto, apaixonante.


Cores, tecidos, roupas e decoração - uma moda electrizante na Idade Média

Como é que se dava a cor à moda nesta altura? As roupas podiam ser usadas em uma variância enorme de cores - refira-se essencialmente os aperaltes das Rainhas e dos Reis que eram tingidos de verde, azul ou vermelho através de folhas de plantas e de insectos. É importante perceber a origem do luxo e da variedade dos tecidos quando se pensa comprar fatos medievais para recriar um momento da história: enriquecer o Carnaval.


No que aos tecidos diz respeito o veludo e a seda - nomeadamente a seda roxa - eram os reis dos Reis e das Rainhas juntamente com o ouro. Também as peles de animais davam conta do guarda roupa da realeza da Idade Média que, refira-se, era imenso por cada indivíduo. Para termos uma noção mais aproximada imaginemo-nos agora, na actualidade, a vestirmos as seguintes peças de roupa íntima: calças, meias-calças, camisola e anágua de seda ou de linho. Depois, façamos mais um exercício: acrescentemos a saia e um vestido por cima desta que, por sua vez, era coberto pelo luxo de uma túnica. E os sapatos? Os sapatos da altura não podem obviamente ficar esquecidos já que eram confeccionados com madeira e couro.


Os acessórios não podem, da mesma forma, faltar a quem pretende comprar fatos medievais para este carnaval: rendinhas, bordados, mantas e pedras preciosas rematam o brilho da moda da altura neste carnaval também na Misterius.

Empresa 100% nacionalPara um Portugal melhor
Apoie as empresas nacionais
ENCOMENDAS PAGAS ATÉ 17H20Entregues até às 18h00 do dia
seguinte
(Válido para dias úteis)
ENCOMENDAS PAGAS ATÉ 17H20Entregues até às 18h00 do dia
seguinte
(Válido para dias úteis)
PAGAMENTOS DISPONÍVEISpagamentos disponiveis