O carnaval gay no Brasil é uma oportunidade excelente para o grupo de pessoas que vive uma sexualidade fora da heterossexualidade se reunir a pretexto de festa. O que acontece, e tal é fonte de notícia na comunicação social, é que esta altura da folia é aproveitada por gays, lésbicas, bissexuais e drags para adquirirem visibilidade com toda a liberdade que esta celebração permite.

Carnaval do Rio é também conhecido, em todo o mundo, como carnaval gay: uma intensidade típica e insubstituível


Fato Homem das Cavernas FelizNão será por acaso que em qualquer parte do mundo a associação de carnaval gay ao carnaval do Rio de Janeiro é quase imediata. Tal acontece porque a participação massiva destes grupos de pessoas é já uma espécie de ritual nas ruas, nos bailes e nos desfiles das escolas de samba. Há, inclusive, uma referência para quem – sendo gay, lésbica, bissexual ou drag - desconhece o melhor local para a diversão gratuita nesta cidade durante as festividades: perto da praia de Ipanema, a Rua Farme de Amoedo, é onde existe a maior concentração de carnaval gay no Rio de Janeiro.

Neste local é possível dar de caras com personalidades famosas de toda a parte do mundo, uma espécie de força ao movimento gay até no carnaval. Mas a festa não se faz só na rua e ao ar livre – também em bares e em cafés a comunidade gay celebra o carnaval com a intensidade que só o Rio de Janeiro, e o Brasil, consegue.

Há uma espécie de oficialização do carnaval gay no Rio de Janeiro quando, a certa altura, o trânsito é – por esta comunidade – interrompido em muitas zonas da cidade


São os chamados blocos de rua que oficializam, por assim dizer, o carnaval gay no Rio de Janeiro. E como o fazem? Fazem-no, pois claro, parando o trânsito em várias zonas da cidade por entre desfiles e uma festa de arromba protagonizada por drag queens, imensamente divertidas e com uma comicidade indescritível, que encarnam a Carmem Miranda como a figura mais típica que escolhem representar.

Mas nem só de carnaval de rua se diverte a comunidade gay no Rio de Janeiro: não faltam bailes em locais que já se tornaram em uma tradição – como o Scala Gay. Lá é possível encontrar uma mistura de exotismo com luxo em forma de fantasias e de máscaras. Este baile é também um momento televisivo com bastante audiência no Brasil.

Dos bailes para as discotecas o carnaval gay não para no Rio de Janeiro ao ritmo do samba e de outras músicas que aquecem a folia e a alegria dos conterrâneos e dos turistas gays que afluem à cidade nesta época do ano.

A irreverência, a alegria, a espontaneidade, a diversão e o espírito livre são as palavras que caracterizam melhor o carnaval gay do Rio de Janeiro – o que serve tanto para gays como para os que não são nem gays nem preconceituosos: há espaço e alegria para todos, até porque a melhor parte da festa está sempre ainda por chegar e essa é, claro está, a parte dos desfiles das escolas de samba onde todos juntos e todos diferentes vão assistir a um espectáculo sem igual.

Acompanhe todas as novidades sobre o carnaval no blogue da loja Misterius.
Empresa 100% nacionalPara um Portugal melhor
Apoie as empresas nacionais
ENCOMENDAS PAGAS ATÉ 17H20Entregues até às 18h00 do dia
seguinte
(Válido para dias úteis)
ENCOMENDAS PAGAS ATÉ 17H20Entregues até às 18h00 do dia
seguinte
(Válido para dias úteis)
PAGAMENTOS DISPONÍVEISpagamentos disponiveis