Carnaval de rua é sinónimo de povo e de uma espécie de comunismo de diversão: não há classes sociais, uma suspensão temporária que teve o seu grande início no Brasil – mais concretamente em Salvador da Bahia.

Considerado, em 2005, pelo Guiness, como o maior carnaval de rua do mundo trata-se de uma festa organizada anualmente e que começa, com precisão, seis dias antes da quarta-feira de cinzas.

Durante dezasseis horas, sem parar, assiste-se, na Bahia, àquele que é o maior carnaval de rua do mundo e de sempre entre desfiles e artistas famosos


No início começou por ser uma resistência, uma forma de inversão social para a igualdade. Depois cresceu e hoje é mesmo, o de Salvador da Bahia, o maior carnaval de rua do mundo com dezenas de cantores famosos a desfilar, a cantar e a dançar nos trios eléctricos. Artistas como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Margareth Menezes, Chiclete com Banana, Asa de Águia, entre outros, entram na folia e contagiam o povo de alegria neste carnaval de rua inimitável e organizado ao milímetro apesar de primar pela espontaneidade.

Bandeira BrasilNeste carnaval de rua também os blocos carnavalescos, que gritam tradição através de um desfile em dois circuitos principais, riscam uma presença bem marcante – mais um estímulo à continuidade desta festa que assume contornos inequívocos tanto na economia local como na alegria global. Esta festa é conhecida com a seguinte máxima no Brasil: Carnaval de Rua Anual na Bahia, a Maior Explosão de Alegria!

Refira-se que cada circuito neste carnaval de rua tem uma duração diferente: o chamado Circuito Osmar, que terá nascido em 1950, percorre as principais ruas de Salvador e – começando ao meio dia - dura cerca de seis horas; Barra-Ondina, também chamado Circuito Dodô e que começa com o pôr do sol, iniciado em 1992, bem mais recente, sai do Farol da Barra e chega à Praia de Ondina cerca de quatro horas depois.

Economia: saldo positivo; ambiente: saldo negativo no carnaval de rua anual na Bahia – a maior explosão de alegria do Brasil e do mundo


Se é verdade que o volume crescente de turistas que o carnaval da Bahia atrai todos os anos é altamente benéfico para a economia da região – também o é que se trata, para o ambiente, de uma agressão.

Refira-se, como curiosidade, que a indústria do carnaval é a maior empregadora da cidade da Bahia: são cerca de 200 000 as pessoas com participação activa na festa do carnaval de rua.

E depois são cerca de vinte e cinco quilómetros transformados na maior explosão de alegria do Brasil e, quem sabe, do mundo: o carnaval de rua é celebrado em uma cidade que é completamente transformada em Carnaval. Obviamente que o investimento da cidade também se faz sentir nas actividades paralelas aos desfiles e à folia: polícia, pessoal e material de primeiros socorros garantem uma excelente segurança.

São milhões de pessoas que consomem carnaval, é certo, o que implica igualmente consumir recursos e produzir lixo…

Conheça todas as particularidades sobre o carnaval no site da loja Misterius.