As asas de carnaval carregam uma espécie de magia que cativa miúdos e graúdos – talvez porque nos transportam para o mundo da fantasia da fada Sininho cujo amor platónico por Peter Pan é invencível e icónico no mundo da Walt Disney.

Encarnar a fada Sininho e colocar umas asas de carnaval nas costas, e às costas, do mundo

De uma folha se fez um vestido curto e sensual de onde sobressai um rubor vermelho quando o seu temperamento quente salta à vista, uma mistura de mau-humor com ciúme e graciosidade em ponto pequeno que impede esta fadinha de ter mais do que um sentimento de cada vez.

Voar e fazer voar com asas de carnaval é a grande magia que podemos encontrar em umas asas de carnaval: a Sininho pode voar e usando os pós de perlimpimpim faz com que os outros possam voar também. 

Desde sempre a brilhar como uma grande personagem dos filmes da Disney, a Sininho teve a sua primeira aparição ao lado do Peter Pan que apareceu, pela primeira vez, ao mundo em 1902 em um livro intitulado The Little White Bird.

Este era uma versão ficcionada da relação de Barrie com as crianças de Sylvia Davies e que foi adaptada para o teatro numa peça chamada Peter Pan, or The Boy Who Wouldn"t Grow estreada em Londres em 1904.

Dois anos mais tarde a parte do livro The Little White Bird, que fala precisamente de Peter Pan, terá sido republicada – e ilustrada por Arthur Rackam - com o título Peter Pan in Kensington Gardens. Alguns anos depois, estávamos em 1911, Barrie fez outra adaptação a que chamou Peter and Wendy – vulgarmente conhecido por, simplesmente, Peter Pan.

Quem são, afinal, as fadas que nos enchem o imaginário e nos acompanham durante o crescimento?

As asas de carnaval possuem, obviamente, uma razão de existir: regam-nos o imaginário pelas histórias de fadas que crescemos a ouvir. Mas quem são as fadas? O escritor e folclorista inglês Joseph Ritson, na sua dissertação On Faries, oferece-nos uma definição de fadas: uma espécie de seres parcialmente materiais, parcialmente espirituais, com o poder de mudarem a sua aparência e de, consoante a sua vontade, serem visíveis ou invisíveis para os seres humanos. As asas de carnaval serão uma espécie de apelo à visibilidade da fantasia – e da alegria.

À luz da teosofia, ciência divina, as fadas serão espíritos da natureza presentes em um dos quatro elementos - ar, água, terra e fogo - , no ar. No ar, há fadas das nuvens e fadas das tempestades: as primeiras vivem nas nuvens, são dotadas de elevada inteligência e a sua principal actividade é transferir luz para as plantas, além de se interessarem muito por animais e por pessoas e, por isso, podem agir como protectoras e guias.

Por sua vez as fadas das tempestades possuem grande energia e circulam nas florestas e ao redor dos picos das montanhas; ademais, costumam ser vistas em grupos pelas alturas e só descem à superfície quando o vento está forte. Usar asas de carnaval para fazer a recriação das fadas das nuvens e das tempestades é uma excelente ideia sem perlimpimpim.

Conheça as fantasias de fada Sininho e todas as asas de carnaval na nossa lona online.