Fatos de carnaval da Branca de Neve e são uma homenagem ao conto cuja origem não é ainda muito clara visto ter-se perpetuado no tempo através da tradição oral desde a idade média. Há uma versão, porém, que ficou a mais conhecida após a compilação levada a cabo pelos irmãos Grimm. Em outras versões da história, com raízes alemãs, as personagens dos anões dão lugar a ladrões e o espelho, adereço crucial na narrativa, é substituído pelo sol ou pela lua.

Importante mesmo é perceber que – tal como refere Bruno Bettelheim - independentemente da versão para a história, os contos de fadas inserem-se em arquétipos inconscientes sobre a humanidade que alimentam a nossa imaginação – o que os torna indiferentes ao tempo e aos diferentes períodos da História que vamos atravessando.

A versão da história da Walt Disney que encaixa maravilhosamente bem nos fatos de carnaval de Branca de Neve

Há muito muito tempo, o que seria do embalamento dos contos sem este começo, uma belíssima, má e invejosa rainha decidiu mandar matar a sua enteada, de nome Branca de Neve, uma princesa que era tão bonita como bondosa. A rainha tinha um espelho mágico a quem perguntava se era a mais bonita do universo e o qual respondia que sim: a rainha era sempre a mais bela de todas.

Entretanto, o homem a quem a rainha encomendou a morte da Branca de Neve não conseguiu levar a cabo a sua missão e a princesa, fugindo pela floresta, encontra a cabana dos sete anões, trabalhadores em uma mina, que passam a protegê-la contra todos os perigos. Tornam-se bons amigos.

A rainha, ao dar conta através do espelho mágico que a rapariga continua viva, faz um feitiço de transformar uma senhora vendedora de frutas horrivelmente velha e feia para oferecer uma maçã envenenada à princesa - e faz com que a Branca de Neve caia em um sono profundo.

Depois aparece um príncipe encantado que a salva da eternidade adormecida, o grande amor de sua vida, despertando-a com um beijo de amor . Como poderá ser mais belo do que este um fato de carnaval para mulher?

Por debaixo dos fatos de carnaval escondem-se simbolismos alusivos às personagens: a pureza da Branca de Neve

Por dentro da simbologia dos fatos de carnaval da Branca de Neve há a ideia de pureza, de ingenuidade, a isenção de maldade ou de fracos interesses. No caso dos sete anões, que viriam a ser os amigos protectores da princesa, estas personagens acabam por ser – de acordo com alguns investigadores – desdobramentos das características pessoais dos seres humanos e representam a forma como lidamos com o real.

Há o mau humor do zangado, a mania das doenças do Atchin, as emoções em flor do Dengoso, a intelectualidade do Mestre e por aí fora.

O príncipe que resgata a Branca de Neve pode bem ser a representação da procura pela perfeição e a completude.

Por seu turno a bruxa má, o mesmo será dizer a rainha, será o simbolismo do lado lunar do ser humano: a maldade e a frustração que tantas vezes nos fere a nós mesmos em uma espécie de boicote – assim como a vaidade e a competição a que o ser humano se submete com os outros e quando se olha o espelho o que vê? Vê-se simplesmente a si…

A mais bonita fantasia entre tantos fatos de carnaval da Branca de Neve estão aqui – na Misterius.

Empresa 100% nacionalPara um Portugal melhor
Apoie as empresas nacionais
ENCOMENDAS PAGAS ATÉ 17H20Entregues até às 18h00 do dia
seguinte
(Válido para dias úteis)
ENCOMENDAS PAGAS ATÉ 17H20Entregues até às 18h00 do dia
seguinte
(Válido para dias úteis)
PAGAMENTOS DISPONÍVEISpagamentos disponiveis