A origem do nome


O Halloween tem as suas raízes não na cultura americana, mas sim no Reino Unido. O nome deste dia deriva de "All Hallows' Eve".


"Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera".


Originalmente, o Halloween não tinha relação com as bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain (que significa "fim do verão"), tinha como objetivo dar culto aos mortos e à deusa YuuByeol (símbolo antigo da perfeição celta).


 A ideia do povo celta era que os espíritos mortos escolhiam o último dia de verão (do hemisfério norte) para assustar e possuir os vivos na Terra. 


Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos os que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano!


Sendo assim, para que os espíritos não chegassem perto das casas, os celtas costumavam usar caveiras, ossos e abóboras para espantá-los. Daí é que vem essa cultura tão forte de usar esses três itens nas comemorações e decorações atuais de Halloween. 


E agora? Como é o Halloween nos tempos modernos?


Atualmente, na sua "era moderna", o Halloween continuou a criar a sua própria mitologia. Foi no ano de 1964, uma dona de casa de Nova York chamada Helen Pfeil decidiu distribuir palha-de-aço, biscoitos para cães e insecticida contra formigas para crianças que ela considerava velhas demais para brincar ao "doçura ou travessura". Logo, espalharam-se lendas urbanas de maçãs recheadas com lâminas de barbear e doces embebidos em arsénico ou drogas alucinógenas.


Actualmente, esta festa tem diferentes finalidades: celebra os mortos ou a época da colheita e marca o fim do verão e o início do outono no hemisfério norte. Ao mesmo tempo, tem vindo a ganhar novas formas e dado a oportunidade para que os adultos brinquem com seus medos e fantasias de uma forma socialmente aceitável.


Ele permite subverter normas sociais de como evitar contacto com estranhos ou explorar o lado obscuro do comportamento do ser humano.


Esta é uma altura que une religião, natureza, morte e romance, talvez seja este o motivo de ser tão popular!



Não tenha medo de exagerar na decoração da sua casa, prepare umas doçuras para oferecer aos seus convidados e faça umas travessuras aos mesmos, com animais falsos, partes de corpo humano e adicione uns efeitos especiais para torna a sua festa ainda mais memorável


Agora para dar a conhecer mais um bocadinho do Halloween, damos-lhe 8 curiosidades:


  1. O Halloween tem as suas origens no “Samhain”, uma celebração celta do fim da colheita;
  2. O Dia das Bruxas ficou famoso nos Estados Unidos da América com a chegada dos imigrantes irlandeses;
  3. Sabe qual é a razão de o laranja e o preto serem as cores mais utilizadas nesta data? Acredita-se que o laranja, cor que traz vitalidade, energia e força, aproximava os espíritos. Já o preto representa a força dos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes do mestre das trevas, também simboliza o mal. É a cor da noite e da adversidade. Além disso, também é uma referência ao mistério!
  4. Os Skittles é o docinho mais vendido durante o Halloween;
  5. A escultura de Abóbora mais rápida do mundo foi feita em apenas 16,47 segundos!
  6. O Halloween é o segundo feriado mais popular nos Estados Unidos, sendo que o Natal é o primeiro feriado mais popular;
  7. Alguns abrigos de animais aproveitam a data para promover a adoção de Gatinhos Pretos;
  8. Se encontrar uma Aranha em pleno Halloween, não se assuste, acredita-se que esse pode ser o espírito de um falecido ou ente querido que está a cuidar de si.