A tradição do Carnaval de Veneza e dos fatos de Carnaval de Veneza, como os conhecemos hoje, data do século XVI, quando a nobreza começou a utilizar fatos e máscaras para se misturar com o povo. No entanto as primeiras manifestações carnavalescas nesta icónica cidade italiana são ainda mais antigas e data de meados do século XII.

A primeira manifestação relacionada com fatos de Carnaval de Veneza ocorreu no distante ano de 1162, como forma de celebração por uma vitória da Serenissima Repubblica, face ao patriarca de Aquileia – Ulrico di Treven. Nesta data existem relatos de que a população da cidade se reuniu na Praça de São Marcos para dançar e celebrar.

No entanto, a instabilidade política vivida em Itália, levou a que as celebrações fossem canceladas e até proibidas em períodos distintos. Em 1797, a utilização de máscaras e de fatos de Carnaval de Veneza chegou mesmo a ser considerada ilegal e liminarmente proibida – por ordem do Rei da Austria.

A festividade e a utilização de fatos de Carnaval de Veneza só voltou a adquirir todo o seu esplendor no ano de 1979, devido ao esforço do governo italiano, que apostou nas celebrações carnavalescas como forma de promover a história e a cultura de Veneza. Esta iniciativa foi um indubitável sucesso, na medida em que Veneza é hoje uma das cidades que recebe mais turistas provenientes de todo o mundo, especialmente por altura do Carnaval que, em 2015 irá celebrar-se entre 31 de janeiro e 17 de fevereiro.

Como são os fatos de Carnaval de Veneza

Os fatos de Carnaval de Veneza são uma das maiores atrações de todas as celebrações e têm a particularidade de se adequarem às máscaras tradicionais deste Carnaval. Assim, por cada tipo de máscara existe um tipo de fatos de Carnaval de Veneza. Assim, algumas das máscaras mais famosas são as seguintes:

. Bauta: Este tipo de máscara carateriza-se por, a uma construção simples e de uso confortável, acrescentar traços fisionómicos grotescos, como o exagero do nariz e do queixo e pela ausência de boca. Esta máscara deve ser usada com um uma capa preta e tem ainda a particularidade de, no passado ser usada quando era necessário tomar decisões políticas sob anonimato.

. Columbina: Esta é uma máscara moderna, criada como forma de homenagem à personagem com o mesmo nome da Commedia Dell’arte, e caracteriza-se por apenas cobrir a metade superior da face.

. Medico della Peste: Esta é a mais terrífica e conhecida máscara do carnaval veneziano. É a máscara com um longo bico. Mais do que um disfarce esta máscara era uma forma de prevenir a propagação da doença, o que se reflete nos fatos de carnaval de Veneza que devem acompanhar a sua utilização: bastão, luvas brancas e capa negra.

Descubra o Carnaval e os fatos de Carnaval de Veneza

Esperamos que este artigo tenha despertado interesse para saber mais e para se aventurar com fatos de Carnaval de Veneza. Este tipo de Carnaval é um dos mais apreciados, requintados e distintos em todo o mundo.

Saiba mais com a Misterius, contacte-nos